Primeiro congresso de Comunicação de Ciência – Sci Com Portugal

Como podem os Media, os cientistas e até o público envolver-se na comunicação de ciência?

Esta e outras questões vão estar em discussão nos próximos dias 26, 27 e 28 de Maio, no Pavilhão do Conhecimento, no âmbito do primeiro Congresso de Comunicação de Ciência – Sci Com Portugal 2013.

Esta iniciativa, que conta com o apoio da Ciência Viva, arranca no domingo, dia 26, com uma (A)Mostra de Vídeos de Ciência, organizada pela Associação Viver a Ciência, e prolonga-se pelos dias 27 e 28 com apresentação de comunicações orais e debates.

O SciCom Portugal 2013 está organizado em três áreas temáticas: Envolver os Cientistas, Envolver os Media e Envolver o Público e conta com três especialistas de Comunicação de Ciência como conferencistas convidados, que lançarão o debate sobre cada um destes temas: Baudoin Jurdant, da Universidade de Paris VII; Cristina Ribas, da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona; e Pedro Russo, astrónomo da Universidade de Leiden (Holanda).

Para além destas conferências serão apresentadas 22 comunicações orais, seleccionadas pela comissão científica por entre mais de uma centena de candidaturas.

Paralelamente ao congresso terá ainda lugar uma exposição de ilustração científica intitulada Scientific Illustrators do it for Reproduction, comissariada pelo ilustrador Pedro Salgado, que se manterá em exibição até dia 9 de Junho. Todos os eventos têm entrada livre.

A (A)Mostra de Vídeos de Ciência irá apresentar um panorama de trabalhos produzidos em Portugal nos últimos dez anos, desde longas-metragens documentais a vídeos educativos e episódios de séries televisivas. Nos dias 27 e 28, será possível espreitar mais de 40 vídeos distribuídos por quatro ecrãs instalados no átrio do Pavilhão do Conhecimento. À última projecção seguir-se-á um debate com os realizadores dos filmes onde participará Martin Pawley, que entre 2007 e 2011 foi o responsável pela Mostra de Ciencia e Cinema da Coruña.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s