Um apelo à ciência

O Reuters Institute para o estudo do Jornalismo publicou o estudo “Summoned by Science – Reporting Climate Change at Copenhagen and Beyond”, da autoria de James Painter.

Este estudo evidencia que “no balanço entre capturar o drama de Copenhaga e explicar o essencial por detrás da ciência do clima, compreensivelmente, mas talvez lamentávelmente a ciência está sub-reportada”

A análise de mais de 400 artigos, em 12 países mostram que “os artigos centrados na ciência do clima representam menos de 10% do total”

© Maxwell Boykoff, Centre for Science and Technology Policy Research, University of Colorado and Maria Mansfield, ECI, Oxford University. 2004–2010 world newspaper coverage of climate change or global warming

Como pode ser visto na figura a cobertura em diferentes regiões teve um pico em 2007 e depois teve outro momento alto no fim do ano 2009 (Cimeira de Copenhaga). 2007 foi o ano do relatório do IPCC e da difusão do documentário de Al Gore “Uma verdade inconveniente”, e no final do ano realiza-se a cimeira de Bali.

Este trabalho revela que Portugal teve 22 jornalistas acreditados o ano passado na COP15 (2009), Conferência das Partes da Convenção das Alterações Climáticas, de Copenhaga; na COP14, de Poznan, era apenas 1; e na COP13 de Bali (2007) eram 4. Quantos vão ser na COP16 de Cancun?

Uma a discussão está em curso nas páginas de um post do blog americano CEJournal

LINK para descarregar o estudo.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s